Algarve: o Destino de Férias Mais Popular de Portugal

O Algarve é, desdbest_wine_tours_algarve_wine_tourism_portugale há muito, o destino de férias mais popular de Portugal. A combinação entre um clima quente, seco e estável (abrigado dos ventos húmidos do atlântico norte), água mais quente que no litoral mais a norte e grande ofertas de praias criou quase um hábito de “ir até ao Algarve”. Praias como Armação de Pêra, Albufeira, Quarteira ou a praia urbana da Rocha (Portimão) estão entre as mais concorridas do país. Contudo, o Algarve tem muito mais para ver e oferecer. Veja alguns dos principais pontos turísticos da região, que poderá aproveitar para visitar na sua próxima passagem pelas terras mais meridionais de Portugal.

São Vicente e Sagres

As pontas do Sudoeste são, desde tempos remotos, encaradas como lugares sagrados (daí o nome romano, “sacrus”, que evoluiu para “sagres”), por se acreditar que aqui seria o fim do mundo. A lenda do Infante D. Henrique e as paisagens impressionantes fazem deste um dos trechos mais emocionantes do litoral português, justificando a visita.

Lagos

Lagos preserva a memória de ter sido um porto de navegação extremamente ativo no tempo dos Descobrimentos. As praias da Ponta da Piedade e da Meia Praia, o Parque Zoológico e o Centro Ciência Viva são alguns dos seus pontos de interesse locais.

Tavira

Esta discreta cidade tem vindo a ser referida, em diversos órgãos especializados internacionais, como uma joia do turismo português a descobrir. O seu charme antigo contrasta com os grandes hotéis (em altura) que se veem noutras cidades e vilas do Algarve.

Vila Real de Santo António

A pequena cidade fronteiriça é descartada, por algumas opiniões, como não tendo grande interesse turístico. Porém, Vila Real de Santo António reúne um conjunto de características únicas:

  • O seu urbanismo pombalino, que reflete o facto de ter sido construída de raiz no século XVIII;
  • Estar perto de Ayamonte, facilitando uma breve experiência em Espanha;
  • A proximidade à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, permitindo conjugar a praia, a observação de aves e os passeios na natureza, por exemplo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *