Como Comprar o ‘Portugal Rail Pass’ Mais Barato?

O Rail Pass é um produto lançado pela CP para incentivar os turistas estrangeiros a utilizar o comboio para viajar pelo país. O site da CP indica que é destinado a “cidadãos não residentes em Portugal”, o que significa que, teoricamente, os emigraneurail-portugal-spain-overview-4tes portugueses, ou pelo menos que residam durante a maior parte do ano noutro país, também poderão aproveitar esta facilidade.

Quem comprar o Rail Pass pode viajar de comboio de forma ilimitada, durante 3 ou 7 dias, conforme a modalidade pretendida. Neste sentido, é uma boa promoção para quem quiser conhecer o máximo possível, viajando de forma intensa num curto espaço de tempo.

De acordo com a CP, para um adulto o passe de 3 dias em 2.ª classe tem o valor de 73 euros, enquanto o de 7 dias é de 129 euros. Naturalmente, a compra do passe de 7 dias faz com que o preço por cada dia se torne mais barato; se multiplicássemos por 2 o preço do passe de 3 dias, veríamos que chegaria a 146 euros, o que é já um valor bastante superior ao do passe de 7 dias. Para fazer um cálculo rigoroso, deve dividir-se o valor do passe de 3 dias por 3 (o que daria cerca de 24 euros) e, somando aos dois passes de 3 dias, daria um resultado de cerca de 170 euros. Logicamente, a CP incentiva os clientes a adquirir um bilhete para mais dias, tornando o preço por dia mais baixo.

A mesma lógica é aplicada aos bilhetes para crianças e aos bilhetes em primeira classe. Contudo, o site não esclarece a partir de que idade é que o cliente passa a pagar bilhete de adulto.

Com o Rail Pass, os viajantes podem chegar a todas as linhas servidas pela CP, e portanto, a quase todo o país. Vila Real, Bragança e Viseu são as únicas capitais de distrito não servidas pelo comboio (é voz corrente que Viseu é a maior cidade da Europa sem ligação ferroviária).

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *