Como Viajar de Comboio da Bélgica para Portugal

A Bélgica é um dos novos destinos da emigração portuguesa, porém com características diferentes da emigração clássica. Os novos emigrantes aproveitam os preços baixos das viagens, regressando de férias com muita regularidade. Se não houver ligação na data que pretendem, poderão apanhar um comboio da Bélgica para Portugal.

Por outro lado, Bruxelas é um destino turístico apetecível. Esta é considerada, informalmente, a “capital” da Europa, por aí se encontratrain-station-wallpaper-pictures-49179-50841-hd-wallpapers-1024x640rem sediadas várias instituições da União Europeia e também por estar situada num país tradicionalmente “neutro”, entre a França e a Alemanha. É uma cidade muito antiga, onde se encontram as duas “etnias” que compõem a Bélgica, a francófona e a flamenga, e onde há muito mais para ver que a célebre (e pequena) estátua do Manneken Pis. Se quiser aproveitar uma viagem aérea “low-cost” de ida superbarata, com desconto entre Lisboa e Bruxelas, e não tiver possibilidade de adquirir um bilhete de volta tão acessível, pode aproveitar para fazer uma viagem turística de comboio no regresso.

Descubra então como viajar entre a Bélgica e Portugal de comboio:

  • Dirija-se até à estação ferroviária de Midi (ou Zuid, no idioma flamengo), no centro de Bruxelas.
  • Apanhe o comboio de alta velocidade Thalys, até à estação do Norte (Gare du Nord), em Paris, França. A viagem deverá demorar cerca de 90 minutos.
  • Entre no Metro de Paris, na linha M5, e vá até à Gare d’ Austerlitz. Este “transfer” deverá demorar entre 30 a 40 minutos. Em alternativa, apanhe um táxi – ou um Uber, tendencialmente mais barato e com melhor serviço – para se deslocar entre as duas estações.
  • Vá num comboio-hotel Elipsos até à estação Chamartín, em Madrid. A viagem demora cerca de 14 horas, daí a necessidade de garantir instalações para dormir. No dia seguinte, aproveite para explorar ou conhecer a capital espanhola, pois a próxima viagem implicará também uma deslocação noturna e uma “estadia” num comboio-hotel.
  • A viagem entre a estação de Chamartin e a gare do Oriente (Lisboa) levará cerca de 9 horas e meia.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *