Como Viajar de Londres a Lisboa e Portugal em Comboio

A maior parte das pessoas que efetuam o trajeto entre Londres e Lisboa opta pela solução de transporte mais rápida e económica que é o avião. Principalmente a partir do advento das companhias aéreas low-cost, até
quem não se sente muit1280px-253100_renfe_-_tren_hotel_joan_miro_-_figueres_-_jordi_verdugoo confortável a viajar com os pés longe do solo acaba por ceder às vantagens oferecidas pelas viagens aéreas.

Mas nem sempre o mais importante de uma viagem é chegar. Por vezes, mais do que o destino em si, o próprio trajeto pode ser algo para desfrutar sem pressas. É nestes casos que o comboio aparece como opção número um.

As viagens de comboio permitem apreciar a paisagem em pleno conforto, a preços bastante acessíveis e com a possibilidade de parar pelo caminho se se quiser conhecer melhor uma cidade ou região. Para além disso, os comboios, ao contrário dos autocarros ou aviões, permitem que os passageiros se desloquem no seu interior, permitindo por vezes até o convívio nos vagões-restaurante/bar.

Londres é a capital do Reino Unido e este encontra-se separado do continente europeu pelo Canal da Mancha. Existe, no entanto, uma ligação ferroviária subterrânea, o Eurostar, que liga a cidade portuária inglesa de Dover com a cidade francesa de Calais.

Assim, rapidamente se chega de Londres a Paris, e daí temos duas opções para viajar de comboio até Portugal e Lisboa.

A primeira é viajar até Barcelona, no serviço de alta velocidade TGV, e depois até Madrid – de onde se apanha o comboio Lusitania Trenhotel, em viajem noturna, até Lisboa.

A outra opção é entrar na Península Ibérica pelo norte de Espanha. O serviço TGV termina em Hendaye, do lado francês da fronteira, e daí é possível apanhar o Sud Express até Lisboa. Se o seu destino for o norte de Portugal, basta mudar de comboio na cidade espanhola de Burgos, viajando daí até Vigo e posteriormente no serviço Celta que liga a Galiza ao Porto.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *