Dicas sobre Passes de Comboio em Portugal, por Rick Steves

Rick Steves é um famoso autor americano, com presença assídua em programas televisivos, tendo-se especializado em viagens pela Europa. Como não podia deixar de ser, Rick Steves visitou também Portugal, tendo explorado o país de várias formas e meios de transporte, incluindo o comboio.

Será que compensa comprar um passe de comboios para viajar por Portugal? Rick analisa a situação. Para a maior parte dos viajantes que visitam Portugal, não faz muito sentido comprar um passes de comboio, principalmente para aqueles que irão viajar para fora do país. Mesmo que a viagem passe por Espanha, lembre-se de que a ligação Lisboa-Madrid parte apenas uma vez por dia e é feita durante a noite, o que requer uma reserva. E a ligação Portugal-Sevilha é feita de autocarro, sendo para isso inútil o passe de comboios.

Curiosamente, neste cascbrppwquuaajrcno compensa comprar um passe para três países (por exemplo, Portugal, Espanha e França), quando comparado com o passe que serve apenas Portugal e Espanha.

Então, quando vale a pena comprar um passe de comboios para Portugal? Muito simplesmente, quando se quer explorar o país a fundo, com viagens frequentes, possivelmente com mudanças de direção ocasionais e paragens habituais. Há, por isso, que ter em atenção que algumas linhas têm serviços muito reduzidos e assim planear a viagem com antecedência. Os horários para os vários trajetos estão disponíveis no “site” da CP, Comboios de Portugal, e é recomendável estudá-los bem, principalmente se vai fazer ligações entre comboios.

Normalmente durante o verão, e até ao fim de setembro, é oferecido um dia-extra de viagem na validade do passe, que tem um custo disfarçado. Com estes bilhetes, não é possível alterar datas nem pedir o seu cancelamento e receber um reembolso do valor pago. Neste caso, se a flexibilidade for essencial, pode sempre comprar o passe tradicional, sem o dia-extra.

As viagens de comboio em Portugal proporcionam momentos de grande beleza, mas antes de comprar o seu passe planeie bem a viagem e escolha a melhor opção para si.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *