Douro: O Roteiro Ferroviário Mais Panorâmico do Mundo

O comboio histórico do Douro tem sido referido em meios internacionais como uma das rotas ferroviárias mais bonitas e espetaculares do mundo. O cenário é relativamente familiar aos portugueses, mas é bom recordar as condições únicaportugal-02-700x468s da linha do Douro: construída no século XIX para encurtar distâncias entre Trás-os-Montes e Alto Douro e o Porto, teria de enfrentar montanhas e fragas imensas, pelo que a opção lógica foi construir a linha ao longo das margens do Douro. Porém, tendo em contas as altas colinas que bordejam grande parte do trajeto, principalmente no Alto Douro, foi necessário acrescentar alguns túneis ao longo do percurso. O percurso até Barca d’ Alva foi inaugurado em 1887.

A rota ferroviária apresenta, portanto, os mesmos encantos cénicos que levaram à popularização dos cruzeiros fluviais que partem de Gaia e sobem o Douro. O site “Travel and Leisure” descreve-o desta forma: “(…) um comboio a vapor, do século XIX (sic), sobe as ravinas ao longo do rio Douro. A viagem dura 90 minutos e oferece panorâmicas da região vinícola, já apresentada como um dos melhores locais para viajar em 2016.”

Não será por acaso que, além do comboio e do barco, também o percurso de automóvel nesta região esteja entre os melhores do mundo: a nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão. A estrada tem 93 curvas, que se distribuem por 27 quilómetros, e, de acordo com a empresa Avis, que promoveu a escolha, apresenta “o equilíbrio perfeito entre curvas e retas.”

Comboio Histórico

O comboio histórico, com funções puramente turísticas, consiste num passeio numa locomotiva construída em 1925, modelo 0186, a vapor, conforme o imaginário dos amantes de comboios. O percurso funciona entre a Régua e o Tua.

Neste sentido, os turistas podem, por exemplo, fazer o cruzeiro fluvial entre o Porto e a Régua, pernoitar nesta cidade e prosseguir durante o dia ao longo do Alto Douro, no comboio.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *