O Algarve – A Joia da Coroa Portuguesa

As agências e sites de viagens estão cheios de fotografias do Algarve. Normalmente, estas mostram praias de areia branca e água de um azul intenso, ou caalgarve-182215-desktopmpos de golfe verde esmeralda encimados por um céu azul imaculado.

O clima privilegiado, nunca demasiado frio no inverno, devido à mais baixa latitude, e não demasiado quente no verão, graças aos ventos que sopram do Atlântico, faz da costa algarvia um dos destinos favoritos dos portugueses e de muitos outros visitantes da vizinha Espanha e do norte da Europa. Turistas escandinavos, britânicos, irlandeses, alemães e holandeses enchem o Algarve mesmo no inverno, pois este é frequentemente aind
a mais ameno nesta região do que a primavera nos seus países de origem!

A realidade, no entanto, é que chegados os meses mais quentes de verão, existe como que uma invasão de turistas que inflaciona os preços e faz com que praias e restaurantes se tornem verdadeiros engarrafamentos.

É certo que a costa sul algarvia tem locais de enorme beleza e os amantes do golfe encontram aqui alguns dos melhores campos da Europa, mas é também verdade que o Algarve é muito mais do que praia e golfe.

A oeste, a Costa Vicentina encanta o visitante com as pequenas praias escondidas ao fundo de grandes arribas ou os areais mais extensos onde os surfistas se reúnem para aproveitar as ondas de longa rebentação.

E mesmo que esteja mais próximo da costa sul do Algarve, será fácil fugir às multidões que enchem as suas praias, cidades e resorts turísticos.

A pouquíssimos quilómetros para o interior, a paisagem transforma-se e o Algarve rural mostra os seus encantos. Aqui podemos encontrar a inóspita Serra do Caldeirão ou as bem cuidadas plantações de laranjeiras, de onde provêm as sumarentas laranjas algarvias.

O Algarve tem algo para todos os gostos. Das praias e campos de golfe no litoral sul, à beleza agreste da costa oeste, passando pela tranquilidade do seu interior, o Algarve justifica assim o título de Joia da Coroa Portuguesa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *