O Mapa Ferroviário de Portugal – Onde Pode Viajar de Comboio

Os comboios portugueses podem não ter a melhor reputação do mundo, e a própria rede ferroviária é bastante limitada, mas vale a pena deitar um segundo olhar sobre o mapa ferroviário de Portugal, porque este pode por vezes surpreender-nos.

Embora o mapa ferroviário português seja pouco extenso, e em alguns troços mesmo antiquado e quase obsoleto, acabou por sofrer recentemente uma renovação das composições que por ele circulam, principalmente nas linhas mais movimen88422231_ztxghaxc_clerigosctadas, como sejam as que proporcionam a ligação entre Lisboa e Faro a sul, ou entre Lisboa e a cidade do Porto a norte.

Menos de três horas separam Lisboa e Porto com o serviço prestado pelos modernos comboios de alta velocidade da rede Alfa Pendular, que partem de cada uma das extremidades de hora a hora. O nível de conforto proporcionado permite que os passageiros possam descansar ou mesmo trabalhar durante a viagem. É assim possível, e muito viável, estar numa das duas mais import
antes cidades portuguesas e ir passar o dia à outra, para um evento cultural, reunião de negócios ou apenas para uma merecida visita.

A própria estação de comboios de São Bento, no Porto, é um destino por si só. O seu interior está decorado com mais de 20.000 azulejos e os painéis retratam a vida na cidade no início do século XX.

Embora as principais e mais bem servidas ligações ferroviárias em Portugal sejam as que cruzam o país de sul para norte, entre Faro, Lisboa e o Porto, as linhas secundárias, que cruzam o interior do território nacional, são possivelmente as que apresentam as paisagens mais espetaculares.

Os comboios nestas linhas são menos regulares e confortáveis do que os das linhas principais e, se for necessário efetuar ligações, é imprescindível estudar bem os horários. Mas depois o viajante é recompensado com as deslumbrantes vistas do interior português, com as suas aldeias, rios e montanhas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *