Opções Para Viajar de Comboio Entre o Algarve e Espanha

Com o não muito largo rio Guadiana a delimitar o Algarve a oriente e a separá-lo de Espanha, em princípio não deveria ser muito difícil passar da província mais meridional do território continental português para o país vizinho.

Este pensameguadiana_river-642x336nto é bastante lógico mas não podia estar mais afastado da realidade.

O Algarve é servido
por duas linhas de caminhos de ferro: uma que liga Faro a Lisboa e, a partir daí, ao resto do país, e outra que serve a costa sul algarvia entre Lagos e Vila Real de Santo António.

No entanto, a estação de comboios mais próxima do Algarve, e já em território espanhol, está situada a cerca de 60 km da fronteira! De Vila Real de Santo António a Huelva não existe qualquer ligação ferroviária.

A situação é de tal modo extrema que, para se viajar do Algarve para Espanha utilizando apenas os caminhos de ferro, é primeiro necessário ir até Lisboa e daí efetuar a ligação para território espanhol.

Na verdade, não é apenas o Algarve que se encontra nesta situação. Embora aí as dificuldades sejam maiores e mais evidentes, a verdade é que não é tão fácil viajar entre Portugal e Espanha de comboio como se poderia supor pela contiguidade dos dois países.

Existem apenas cinco ligações ferroviárias por dia entre destinos portugueses e espanhóis. Estranhamente, nenhum deles sequer se aproxima do Algarve.

Assim, se o seu meio de transporte de escolha for o comboio e quiser viajar entre o Algarve e Espanha, a melhor opção é ir até Vila Real de Santo António e daí atravessar o rio Guadiana de barco (existe um serviço de ferry que efetua a ligação) até Ayamonte. Daí poderá apanhar a ligação de autocarro até Huelva, de onde partem comboios para Sevilha, Córdoba e Madrid.

Convenhamos que não é exatamente simples mas não deixa de ser uma opção mais pitoresca.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *