Porto: O Destino de que Você Não Sabia que Precisava

O Porto, enquanto destino turístico, está na moda. Com o advento das companhias aéreas “low-cost”, os visitantes estrangeiros – em especial provenientes do Norte da Europa – descobriram na Cidade Invicta um destino novo, genuíno e facilmente acessível a partir das principais capitais europeias. Descobriram também uma cidade cheia de História, com uma paisagem invulgar, definida pelo estuário do Douro e pela paisagem enquadrada pelas margens do rio, com os níveis de segurança e qualidade, ao nível portoda hotelaria e da restauração, que já se tornaram habituais em Portugal.

Para os turistas portugueses, sem dúvida que o Porto é também um “must”. Não apenas pela mítica e muito celebrada hospitalidade das suas gentes, mas por tudo o que há para visitar. Suba à Sé Catedral e percorra as ruas próximas, imaginando o velho burgo medieval. Atravesse a pé o tabuleiro superior da ponte D. Luís, cuja paisagem continua a impressionar. De volta ao centro, suba ao alto da Torre dos Clérigos e visite a Livraria Lello; compre um bom livro, como “souvenir”! Para comer, a francesinha é um prato incontornável, mas uma vista às tascas, como a célebre Badalhoca, poderá surpreendê-lo. E porque não um itinerário de compras pela rua de Santa Catarina?…

Não se esqueça, também, dos arredores da cidade. Na praia de Miramar (Gulpilhares), a capela do Senhor da Pedra, alcandorada num rochedo junto à água, desafia as ondas e inspira a imaginação.

Hoje, chegar ao Porto nunca foi tão fácil. Além do automóvel (via autoestrada A1), os transportes aéreo e ferroviário rivalizam na disponibilização de ligações diretas Porto-Lisboa mais frequentes e baratas. Atualmente, existem ligações entre os aeroportos Humberto Delgado e Francisco Sá Carneiro várias vezes por dia, num voo que demora cerca de meia hora e facilita de sobremaneira uma viagem até ao Norte. Para quem estiver a pensar num “city break” na Invicta, o Francisco Sá Carneiro está ligado ao centro da cidade através do metropolitano, deixando os passageiros na Estação de S. Bento, junto à Praça da Liberdade e a apenas dois passos da Ribeira.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *