Ao contrário de muitos dos países europeus, Portugal não é exatamente conhecido pelos seus caminhos de ferro. É certo que para isso contribui a dimensão do território nacional, mas foram também tomadas decisões políticas, de sabedoria duvidosa, por não se ter visto (ou não se ter querido ver) todo o potencial turístico que algumas das linhas de comboio portuguesas poderiam ter.

Até mesmo algumas das que se encontram em funcionamento, e com muita procura por parte dos turistas, apresentam graves lacunas, tanto no que toca aos equipamentos – como as carruagens ou mesmo as estações -, como no que respeita aos horários, muitas vezes não permitindo efetuar ligações eficazes, como no caso do trajeto Régua – Porto.

Mas nem tudo é negativo no panorama dos caminhos de ferro portugueses. As linhas que estão em funcionamento proporcionam, em alguns locais, algumas das mais bonitas paisagens que podem ser observadas a partir de um comboio em toda a Europa.

Neste “site”, poderá encontrar informações muito úteis, que o ajudarão a usufruir ao máximo de uma viagem de comboio por Portugal. E porque não, talvez mesmo com ligação a Espanha? Apresentamos aqui algumas dicas sobre como comprar bilhetes mais baratos, planear a viagem e encontrar promoções. E já pensou em apostar durante os momentos mais monótonos da viagem de comboio? Aqui encontrará as melhores sugestões para o fazer da melhor maneira.

E, por fim, sabia que a viagem de comboio mais longa do mundo tem origem em território nacional?

Venha descobrir aqui o maravilhoso mundo das viagens de comboio em Portugal!